Direito administrativo é um ramo autônomo do direito público interno que se concentra no estudo da Administração Pública e da atividade de seus integrantes. Tal disciplina tem por objeto os órgãos, entidades, agentes e atividades públicos, e a sua meta é a sistematização dos fins desejados pelo Estado, ou seja, o interesse público, regrado pelo princípio da legalidade. Tudo que se refere ao instituto da Administração Pública e à relação jurídica entre ela e os administrados e seus servidores é regrado e estudado pelo direito administrativo. (Wikipédia)

Veja a seguir 5 livros de direito administrativo para você estudar e aumentar seu conhecimento. [Descrições retiradas do site Submarino.com.br]

 

Livro - Direito Administrativo Descomplicado

Os Professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo têm, como relevante diferencial, singular capacidade de transportar para a escrita a mesma didática que os caracteriza nas salas de aulas, pela qual conseguem tratar de temas altamente complexos de forma objetiva e cristalina, em linguagem descomplicada, amplamente acessível. A maestria na comunicação, a clareza na abordagem dos assuntos, a empatia com seu público e a preparação podem explicar parte do sucesso de aceitação de suas obras.

Direito Administrativo Descomplicado é reflexo das características apontadas acima. O livro aborda todos os temas relevantes da disciplina, contemplando o conteúdo de editais dos principais concursos públicos, como também os programas das universidades do País, tudo com o rigor científico que exige a matéria. Complementarmente, apresenta uma extensa seleção de exercícios extraídos de provas de importantes bancas examinadoras, organizados por assunto, o que permite uma eficaz fixação do conteúdo estudado.

[Link para comprar]

Livro - Direito Administrativo

Este livro desenvolve os vários temas do direito administrativo de forma clara e didática e com a preocupação de manter a disciplina atualizada diante das sucessivas inovações constitucionais que vão imprimindo nova feição a esse importante ramo da ciência jurídica.

As constantes alterações no direito positivo e as inovações que vão sendo introduzidas por conta das frequentes reformas no âmbito da Administração Pública conduzem à necessidade de revisão do livro, seja para atualizar a legislação mencionada, seja para introduzir novas ideias que se vão formando à medida que os novos institutos vão sendo discutidos e aplicados na prática.

  • Como Fazer seu Planejamento Financeiro Pessoal

Nesta edição foi feita revisão geral da obra, na parte de legislação. Contudo, foram acrescentadas algumas matérias novas, ou porque não tratadas anteriormente, ou porque passaram por alguma evolução, ou porque cuidam de tema novo, introduzido por legislação recente.

No Capítulo 7, referente ao ato administrativo, o tema do mérito do ato administrativo, tratado no item 7.8.4, foi consideravelmente ampliado, para análise e comentário da evolução pela qual vêm passando o seu conceito e amplitude, no que diz respeito à sua relação com a ideia de discricionariedade administrativa e aos limites do controle pelo Poder Judiciário.

No Capítulo 9, que trata das licitações, foi incluído o item 9.8, para analisar o Sistema de Registro de Preços, tal como disciplinado pela Lei no 8.666/93 e novo Regulamento, aprovado pelo Decreto no 7.892, de 23-1-13.

No Capítulo 17, sobre controle da Administração Pública, foi atualizada a parte que trata dos precatórios e incluído um item específico sobre o controle das políticas públicas pelo Poder Judiciário, que também envolve aspectos pertinentes à discricionariedade do legislador e da Administração Pública na definição e implementação das políticas públicas, bem como aos limites do controle jurisdicional.

  • Crowdfunding: um ótimo jeito de financiar suas ideias

E foi incluído um capítulo novo, de no 19, para tratar do tema da responsabilidade das pessoas jurídicas por danos causados à Administração Pública, como decorrência da promulgação da Lei no 12.846, de 1º-8-13.

Livro-texto para a disciplina Direito Administrativo dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

[Link para comprar]

Livro - Administração Pública - Tomo 1

O grande diferencial dessa nova edição reside na cuidadosa seleção de questões extraídas de provas que mais se têm cobrado nos atuais concursos públicos jurídicos, inseridas com o desenrolar da explicação dos tópicos de cada capítulo, trazendo as questões e suas respostas que procuram colimar objetivos, ratificar conceitos, orientar o pensamento, nortear o raciocínio, dissipar dúvidas. Pelas questões apresentadas, o leitor pode ter uma noção de como as provas são elaboradas e, ao mesmo tempo, avaliar os seus conhecimentos para concursos futuros. Princi¬palmente porque, a matéria que mais é cobrada em cada tema do Di¬reito Administrativo, pode se repetir e assemelhar, no sentido de que as questões de um ano estão servindo de inspiração para os examina¬dores de outros. Foram adicionados, através de uma seleção rígida e cuidadosa, acórdãos e jurisprudências recentes. A obra está em consonância com as recentes decisões do STF e STJ.

  • 4 Segredos da Liberdade Financeira

Para facilitar o estudo a obra introduz casos concretos e questões extraídas de concursos. Teoria, prática e preparação para concursos tudo que é necessário para a compreensão e fixação do conteúdo. José Maria Pinheiro Madeira é Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais e em Ciência Política e Administração Pública. Professor coordenador de Direito Administrativo da Universidade Estácio de Sá; integrante do Corpo Docente do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, da Universidade Cândido Mendes, da Universidade Gama Filho e da UFF. Professor da FGV.

[Link para comprar]

Livro - Manual de Direito Administrativo

O Manual de Direito Administrativo é uma obra completa, que contempla os principais temas da matéria exigidos durante a graduação em Direito, no Exame da Ordem e concursos públicos.

O livro possui as técnicas gráficas mais modernas para uma rápida assimilação do conteúdo, com destaques em negrito para facilitar a memorização, as mais variadas e recentes questões de provas e concursos comentadas em diferentes graus de profundidade, com o apontamento da corrente mais apropriada a ser defendida pelo candidato, dispostas na forma de diálogo nas laterais de cada página, quadros sinóticos e esquemas que resumem os pontos cruciais da matéria, além de entendimentos jurisprudenciais do STF, STJ e Tribunais de Contas.

O Professor Alexandre Mazza tem muito carisma e cativa vários alunos de seus cursos ministrados na Rede LFG. Nos cursos presenciais e telepresenciais, sua marca são as aulas descontraídas e objetivas; no mundo virtual, os inúmeros recursos didáticos para reforçar a aprendizagem.

[Link para comprar]

Livro - Comentários à Lei de Licitação e Contratos Administrativos

Mantendo o compromisso de fornecer explicação minuciosa e detalhada tanto para a redação legal quanto para as orientações adotadas na via administrativa e na jurisprudência, a 16ª edição da obra Comentários À Lei de Licitação e Contratos Administrativos traz em detalhes as novas regulamentações infra legislativas produzidas no âmbito da União, incluindo o novo regulamento para o sistema de registro de preços (Dec. Fed. 7.892, de 23 de janeiro de 2013) e o novo regulamento sobre a elaboração de orçamento de referência para obras e serviços de engenharia (Dec. Fed. 7.983, de 8 de abril de 2013). Também houve a sistematização e análise de uma pluralidade de julgados, especialmente do TCU.

[Link para comprar]

Créditos de imagem: FreeImages.com/Karen Winton