Na hora de escolher um cartão, é melhor dar preferência ao crédito ou débito? O cartão de débito normalmente tem taxas muito mais baixas e acessíveis, mas o cartão de crédito tem algumas vantagens muito interessantes que podem fazer a diferença na hora da escolha, como, por exemplo, o parcelamento das compras.

Cartão de Débito

cartão de débito, como o próprio nome diz, faz o débito diretamente da conta-corrente a ele ligada. O débito ocorre no mesmo dia do processamento ou, em alguns casos, no dia útil seguinte. Nele não é possível parcelar as compras nem realizar uma transação sem saldo na conta. Por isso, para os comerciantes e os bancos, o cartão de débito é mais seguro. Sinal disso são as taxas muito mais baixas do que no cartão de crédito.

Porém, nem tudo são flores no cartão de débito. Se o consumidor não tiver o dinheiro necessário para pagar o produto ou serviço no momento, não poderá adquiri-lo, mesmo que tenha uma renda alta e estável. Para quem não tem sempre um bom montante na conta e precisa fazer algum pagamento de valor mais alto, o cartão de crédito pode ser melhor.

  • [Livro] Freakonomics + SuperFreakonomics

cartão de débito é mais fácil de obter, pois não precisa de comprovantes de renda, já que não há o risco de gastar mais do que se tem. Por isso, ele também é o que melhor se encaixa para aqueles com perfil impulsivo.

Cartão de Crédito

cartão de crédito é um empréstimo dado pela instituição financeira vinculada para que você possa realizar pagamentos e pagar depois. Nele você tem mais tempo para pagar pela compra, podendo até parcelar o valor. Todavia, o cartão de crédito tem o risco de calote pelo consumidor para com o comerciante e o banco. Por isso as taxas de juros são altas.

  • Poupar: Junte uma "fortuna" com seus Trocados

Mas o cartão de crédito permite realizar compras em outros países do mundo, em moeda estrangeira, coisa que o cartão de débito geralmente não permite. Ele também é aceito por sites de compras internacionais e pelos serviços de pagamento online como o PayPal.

  • Crowdfunding: um ótimo jeito de financiar suas ideias

cartão de crédito não é recomendado para os compradores impulsivos. Ele é bastante oferecido pelos bancos e administradoras de cartão porque é mais lucrativo. Mas quem tem autocontrole e boa renda mensal, ele pode ser uma ótima escolha.

Conclusão

A escolha do cartão de crédito ou débito depende do perfil financeiro de cada um. Pessoas com autocontrole e boa renda podem se dar ao luxo de pagar com o cartão de crédito. Pessoas com renda instável ou impulsivas terão uma vida financeira mais tranquila com o cartão de débito.