Ter seu cartão de crédito recusado é um momento embaraçoso que você pode ter passado ou, ao menos, receado. Você, esperando no caixa de um comércio, com uma longa fila de pessoas atrás esperando, quando o atendente anuncia que seu cartão foi recusado.

Ter seu cartão de crédito recusado pode indicar que você está em sérios problemas. No entanto, há outras razões para a negação de uma transação ocorrer.

1. Limite baixo/Despesas elevadas

 

Seu cartão de crédito pode ter sido recusado porque você abusou demais nas compras. Quer dizer que a aquisição ultrapassaria o limite de endividamento concedido a você.

O limite é definido pelo emissor do cartão de acordo com sua renda e seu histórico de crédito. É possível pedir o aumento desse limite, mas manter esse limite baixo pode evitar o superendividamento.

2. Um aviso de fraude

Outro motivo para seu cartão ser recusado é no caso da compra acionar um aviso de fraude. Isso pode acontecer caso essa compra tenha características fora do seu padrão de consumo.

Por exemplo, se aparecer uma transação de R$ 3.000 quando normalmente suas compras não passam de R$ 500. Ou se o número de transações aumentar bruscamente.

Isso muitas vezes protege o consumidor no caso de suas informações terem sido roubadas por criminosos. Mas, se eventualmente for um alarme falso, contate a operadora de cartão de crédito para liberar a compra.

Muitas companhias tem serviços de alerta por SMS e email que avisam quando uma compra é realizada, assim, o usuário fica sabendo de tudas as operações realizadas com seu cartão.

3. Viagem

Muitas vezes, ao fazer compras em uma cidade ou país não-familiar, isso pode causar a negação do seu cartão de crédito, mesmo sendo internacional.

Consulte a política de uso da companhia do seu cartão de crédito. Algumas preferem que o portador informe antes que você usará o cartão em viagens.

Certifique-se de ter o número de telefone internacional do emissor do cartão em caso de emergências.

4. Seu cartão está vencido

Se a empresa de cartão de crédito esqueceu de lhe enviar um substituto ou você esqueceu de fazer a troca, por vezes, a sua negação do cartão de crédito é porque ele simplesmente expirou. Isso pode ser notavelmente comum em compras online, onde as informações do seu cartão podem ser armazenadas por alguma empresa de ecommerce para facilitar futuras compras.

Nesse caso, basta ligar à empresa de cartão de crédito para pedir uma substituição.

Fonte: Credit.com Blog