Somos bombardeados o tempo todo com ofertas de empréstimos e financiamentos para comprar um carro, uma casa ou mesmo algum sonho de consumo, mas você sabe a diferença entre um empréstimo e um financiamento? Não, esses termos não são sinônimos, que é o que muita gente pode pensar.

As diferenças entre essas duas operações de crédito estão nos objetivos para o dinheiro contratado.

Empréstimo

O empréstimo é livre para ser usado como quiser, não é preciso justificá-lo. Você pega o dinheiro e paga, com juros, no prazo combinado, sem ter que dar explicações ao banco.

Há diferenças também na burocracia. Os empréstimos são mais simples e rápidos, porém, com juros mais altos. Eles podem ser feitos em bancos e financeiras. Já os financiamentos exigem um processo mais detalhado e demorado de análise [burocracia], pois envolvem valores maiores, porém os juros são menores.

O empréstimo, justamente por ser mais fácil e não justificado, é mais caro do que um financiamento. No empréstimo, os riscos são mais altos por não haver uma análise rigorosa da destinação dos recursos nem a garantia de algum bem. No financiamento, o banco pode tomar o bem financiado caso o consumidor não pague as parcelas.

  • Crédito barato: como NÃO conseguir um - Crédito B

No caso da compra de produtos de consumo, como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, entre outros, de baixo valor, o mais indicado é o empréstimo pela sua simplicidade e rapidez.

Financiamento

O financiamento é uma linha de crédito direcionada para a compra de algo específico, sendo mais comum imóveis e veículos. Essa operação é adequada para aquisições de maior valor e de longo prazo, sendo a finalidade do dinheiro justificada em contrato. Como dito anteriormente, essa modalidade de crédito tem juros mais baixos do que um empréstimo.

No caso de financiamento para empresas [pessoas jurídicas], o financiamento serve como uma forma de angariar capital para novos investimentos.

  • Microcrédito: crédito para microempreendedores - Crédito B

Produtores rurais também se beneficiam do financiamento para alavancar seu negócio. O financiamento desse setor é feito através de bancos e de programas específicos do governo.